« VASP | Main | 第42回下北沢ブラジル音楽普及委員会 »

Sr.Luizão Maia morre no Tóquio

Considerado um dos maiores contrabaixistas da música brasileira, Luizão Maia morreu ontem aos 55 anos, de um derrame, em Tóquio, onde morava desde 1966. O músico, que se consagrou ao lado de grandes vozes da MPB e foi um dos mais requisitados para gravações no Brasil, recentemente era obrigado a tocar apenas com a mão esquerda, recuperando-se de outro derrame. O também baixista e sobrinho de Luizão, Arthur Maia, estava no Japão em visita ao tio e está providenciando a vinda do corpo para o Brasil.
A paixão pelo baixo e a carreira de músico profissional começaram cedo para Luizão. Já em 1964, começou a despontar com o toque suingado no Rio Samba Trio. Também nesse período, começou a acompanhar shows de artistas como Tania Maria e Nelson Cavaquinho. A rotina dos palcos sempre foi dividida com os trabalhos de estúdio, para o qual sempre foi requisitado. A partir da passagem para o baixo elétrico, em 1966, integrou o grupo Fórmula 7 e, em 1968, fez parte do Brazuca.

Luizão deixou sua marca em boa parte dos principais LPs da MPB. Durante 13 anos, acompanhou Elis Regina em gravações e apresentações ao vivo. Sua projeção ultrapassou os limites das bandas e orquestras que acompanhavam cantores e alcançou a música instrumental, com destaque para alguns músicos do jazz fusion como Lee Ritenour, George Benson e Toots Thielemans.

Luizão excursionou com Elis Regina e um grupo de músicos brasileiros em turnê pelo mundo, em 1974. Em 1989, fundou a banda Banzai, que foi considerada a melhor banda instrumental pela crítica no Free Jazz Festival. Em 1991, foi o arranjador do CD da cantora Yuming, que fez sucesso no Japão. Trabalhou com Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, Paulinho da Viola e uma série de artistas brasileiros e estrangeiros, num total de mais de mil gravações.

luizao

昨日永眠されました。ご冥福をお祈りいたします。

|

« VASP | Main | 第42回下北沢ブラジル音楽普及委員会 »

Comments

Post a comment



(Not displayed with comment.)


Comments are moderated, and will not appear on this weblog until the author has approved them.



TrackBack


Listed below are links to weblogs that reference Sr.Luizão Maia morre no Tóquio:

« VASP | Main | 第42回下北沢ブラジル音楽普及委員会 »