« VASP | Main | 第42回下北沢ブラジル音楽普及委員会 »

Sr.Luizão Maia morre no Tóquio

Considerado um dos maiores contrabaixistas da música brasileira, Luizão Maia morreu ontem aos 55 anos, de um derrame, em Tóquio, onde morava desde 1966. O músico, que se consagrou ao lado de grandes vozes da MPB e foi um dos mais requisitados para gravações no Brasil, recentemente era obrigado a tocar apenas com a mão esquerda, recuperando-se de outro derrame. O também baixista e sobrinho de Luizão, Arthur Maia, estava no Japão em visita ao tio e está providenciando a vinda do corpo para o Brasil.
A paixão pelo baixo e a carreira de músico profissional começaram cedo para Luizão. Já em 1964, começou a despontar com o toque suingado no Rio Samba Trio. Também nesse período, começou a acompanhar shows de artistas como Tania Maria e Nelson Cavaquinho. A rotina dos palcos sempre foi dividida com os trabalhos de estúdio, para o qual sempre foi requisitado. A partir da passagem para o baixo elétrico, em 1966, integrou o grupo Fórmula 7 e, em 1968, fez parte do Brazuca.

Luizão deixou sua marca em boa parte dos principais LPs da MPB. Durante 13 anos, acompanhou Elis Regina em gravações e apresentações ao vivo. Sua projeção ultrapassou os limites das bandas e orquestras que acompanhavam cantores e alcançou a música instrumental, com destaque para alguns músicos do jazz fusion como Lee Ritenour, George Benson e Toots Thielemans.

Luizão excursionou com Elis Regina e um grupo de músicos brasileiros em turnê pelo mundo, em 1974. Em 1989, fundou a banda Banzai, que foi considerada a melhor banda instrumental pela crítica no Free Jazz Festival. Em 1991, foi o arranjador do CD da cantora Yuming, que fez sucesso no Japão. Trabalhou com Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, Paulinho da Viola e uma série de artistas brasileiros e estrangeiros, num total de mais de mil gravações.

luizao

昨日永眠されました。ご冥福をお祈りいたします。

|

« VASP | Main | 第42回下北沢ブラジル音楽普及委員会 »

Comments

Post a comment



(Not displayed with comment.)


Comments are moderated, and will not appear on this weblog until the author has approved them.



TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://app.cocolog-nifty.com/t/trackback/54204/2731829

Listed below are links to weblogs that reference Sr.Luizão Maia morre no Tóquio :

« VASP | Main | 第42回下北沢ブラジル音楽普及委員会 »